Em conversa informal, ao comentar que políticos corruptos são mais nocivos à sociedade do que traficantes, assassinos e sequestradores, algumas pessoas se assustam. Um ou outro chega a comentar: que exagero, Gabriel.
Vejam o caso da Máfia da Merenda em SP. Os caras desviavam dinheiro da merenda escolar (!) para seus próprios bolsos!!!
Desdobre logicamente as consequências sociais e econômicas que a falta de qualidade e quantidade de merenda pode trazer a pessoas, famílias, comunidades e cidades... Imaginou?
Com um exemplo rasteiro, podemos imaginar que um estudante pode deixar de frequentar a escola por falta de merenda (não quero ponderar o valor dessa atitude, apenas que isso é um fato recorrente e comprovado). Deixando de frequentar a escola, esse estudante pode ser reprovado e abandoná-la. Sem formação e educação adequada, é provável que não possa se desenvolver pessoal e profissionalmente, ficando à margem da sociedade (podendo, inclusive, se debandar para o lado criminoso, virando um traficante, assassino etc.). Pode até virar político, por exemplo. rs
O que eu quero dizer? Precisamos tratar políticos corruptos como pessoas que têm as mãos sujas de sangue. A corrupção destrói vidas, mata pessoas. Corrupção é crime hediondo.
É por isso que comemoro a prisão de políticos corruptos (como a Máfia da Merenda) e me envergonho com quem os defende. Tirá-los do poder e de circulação da sociedade é diminuir o impacto nocivo que causam a tantas pessoas.
Tolerância zero com político corrupto.