Buscar

Como a tecnologia pode ajudar a educação?


Todo mês estou compartilhando com os colegas docentes do UDF algumas de nossas descobertas que mostram como a tecnologia está ajudando (ou pode ajudar) professores e alunos em diferentes contextos e regiões, além de dicas de plataformas e ferramentas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Veja o que encontramos para o mês de agosto:

1. FERRAMENTA

O infográfico é uma ferramenta de comunicação visual que combina elementos gráficos e texto, podendo sintetizar grande quantidade de informações de forma atrativa e marcante.

Já o easelly é um site que facilita e auxilia a criação de infográficos, oferecendo para isso dezenas de modelos pré-configurados ou a opção clássica de iniciar um do zero.

É gratuito! http://www.easel.ly/

2. EXPERIÊNCIA

Você conhece a Geekie? É a única plataforma adaptativa credenciada pelo MEC. Genuinamente brasileira, ganhou o prêmio de melhor startup da América Latina IBM SmartCamp e o prêmio Global de Empreendedorismo Social Schwab Foundation. Sua equipe de pesquisadores compilou em um e-book com algumas experiências de professores da educação básica que adotaram a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem. Há caso de aulas de história com Facebook; língua portuguesa com o WhatsApp; Twitter como ambiente de debate; matemática com Instagram, dentre outros.

Baixe gratuitamente o material clicando AQUI.

3. SITE / APLICATIVO

O Mendeley é um gerenciador de referências e uma rede social acadêmica gratuita. É possível fazer sua própria biblioteca de papers e citá-los automaticamente no Word, encontrar pesquisas por áreas similares, ler e anotar os seus PDFs em qualquer dispositivo, dentre outras funcionalidades.

Conheça: https://www.mendeley.com/

4. TENDÊNCIA

Você sabe o que é gamificação? Clique AQUI é confira um infográfico com as informações básicas sobre essa técnica que está sendo usada por professores, escolas e universidades.

#ensino #aprendizagem #inovaçãoacadêmica #tecnologia #educaçãosuperior #educação

8 visualizações