Buscar

Como a tecnologia pode ajudar a educação (III)


Todo mês estou compartilhando com os colegas docentes do UDF algumas de nossas descobertas que mostram como a tecnologia está ajudando (ou pode ajudar) professores e alunos em diferentes contextos e regiões, além de dicas de plataformas e ferramentas que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

Essa AQUI foi a primeira e ESTA a segunda série de dicas.

Veja o que compartilhei com eles agora em outubro:

1. PESQUISA

Já leu relatório da pesquisa “Juventude Conectada”, idealizada pela Fundação Telefônica e realizada em parceria com o IBOPE, o Instituto Paulo Montenegro e a Escola do Futuro – USP?

A pesquisa teve como objetivo entender oportunidades, transformações e tendências do comportamento jovem na era digital, a partir de quatro eixos de investigação: educação, ativismo, empreendedorismo e comportamento e utilizou-se de um conjunto diverso de metodologias, mesclando etapas quantitativas e qualitativas.

Você também pode fazer o download do documento AQUI.

2. SITE

Já é possível criar quadrinhos para suas aulas de forma rápida e descomplicada.

O Pixton é um site que oferece planos gratuitos e pagos para que qualquer usuário possa criar rapidamente quadrinhos, HQ com legendas e graphic novels. Uma excelente ferramenta de suporte aos docentes que utilizam a comunicação visual e o storytelling em suas aulas.

Acesse AQUI.

3. FERRAMENTA

Para os professores que utilizam gamificação em suas aulas e/ou buscam receber informações instantâneas quanto à aprendizagem dos estudantes, o Kahoot é uma boa alternativa (em inglês).

É possível criar, reproduzir e compartilhar jogos de aprendizagem para qualquer assunto, de graça. O site possui 10 jogos pré-configurados, arquivos para planejamento de jogos de educação e todo o suporte para utilização.

Neste tutorial de 5 minutos (inglês) você pode ter uma visão ampla do quão simples é utilizá-lo. VEJA.

Se fizer sentido para você, clique AQUI para conhecê-lo melhor.

Um abraço e até novembro!

Gabriel Cardoso

#tecnologia #educaçãosuperior #dicas #educação

11 visualizações