Buscar

Missão Finlândia


Localizada no norte da Europa, a Finlândia ocupa grande destaque nos principais rankings e avaliações globais.

A Finlândia é considerada, por exemplo, como:

  • o 1º país do mundo em Qualidade de Vida (Social Progress Index, 2016);

  • o 1º país do mundo em Potencial de Capital Humano (Human Capital Report, 2016);

  • o 2º pais mais justo do mundo para crianças (Unicef, Office of Research, 2016);

  • o 2º país do mundo em Desempenho de Graduados (Education at Glance, OCDE, 2016);

  • o 4º país mais seguro do mundo (Safe Around, 2018);

  • o 4º país com a maior liberdade de imprensa do mundo (Word Press Freedom Index, 2018).

A Finlândia, que divide fronteira terrestre com a Rússia e com a Suécia, é o primeiro país do mundo em índice de alfabetização, possui o sexto melhor sistema de ensino superior do planeta e é o segundo país do mundo em tempo de leitura por dia de seus cidadãos.

E seria o segredo de tamanho desenvolvimento, segundo os próprios finlandeses? A EDUCAÇÃO.

Estou escrevendo sobre esse país, que até alguns anos era tão distante de minha realidade, porque amanhã partirei rumo a Tampere, a terceira mais populosa cidade da Finlândia, com o objetivo de iniciar o desenvolvimento de um projeto educacional em parceria com a TAMK (Universidade de Tampere de Ciências Aplicadas) a ser executado aqui, em Brasília, no Centro Universitário UDF!

A parceria foi organizada pelo consórcio STHEM, o qual o UDF também faz parte, e terá outras dezesseis instituições de ensino superior do Brasil desenvolvendo, da mesma forma, projetos específicos para sua realidade e que busquem avançar na qualidade e nos resultados de suas atividades educacionais.

Durante a viagem (e, principalmente, após), produzirei conteúdo sobre a educação e a cultura finlandesa. Para quem quiser acompanhar um pouco da jornada, aviso que postarei os textos no Linkedin, no Medium e no meu site; microtextos no Twitter e Facebook; vídeos e lives no Instagram.

Mais importante a mencionar em um texto construído com rankings de todos os tipos, é que a Finlândia possui o maior consumo per capita de café do mundo, segundo a Organização Internacional do Café (ICO, 2017). O outro segredo da nação, em minha opinião.

#educaçãosuperior #inovaçãoacadêmica #pesquisa #aprendizagemativa #educaçãoempreendedora #ensino

17 visualizações