Buscar

Agentes de mudança precisam saber lidar consigo, com os outros e com o todo


"Dentro de cada um de nós há uma complexa constelação de percepções, ideias, sentimentos e intenções que afetam, mutuamente, as nossas relações. Nosso mundo interno interage com as condições externas para moldar o universo ao nosso redor. Nós respondemos a circunstâncias externas, mas nós também a criamos. Isso significa que o nosso mundo interno e o mundo externo estão intimamente conectados. Essa interconexão gera uma interdependência mágica de todos os seres humanos, moldando e sendo moldados uns pelos outros.” Ogyen Trinley Dorje, 2017.

Essa bela orquestra humana é operada por três tipos de inteligência que todos temos, em maior ou menor grau:

I. Intrapessoal que é a capacidade de identificarmos e lidarmos, de forma positiva, com nossos pensamentos, emoções e sentimentos. Fazem parte dessa inteligência competências como: atenção, autoconsciência, autocompaixão e autorregulação.

II. Interpessoal é a segunda de nossas inteligências. Trata-se da capacidade de entender e interagir, também de forma positiva, em face aos pensamentos, emoções e desejos de outras pessoas. Competências como compaixão, empatia, comunicação e relacionamento fazem parte da inteligência interpessoal.

III. Inteligência sistêmica é a nossa capacidade de entender e atuar frente a essa complexa rede interconectada e interdependente de seres, espaços e circunstâncias. Nessa lista estão competências como a compreensão da relação e interação de sistemas, reconhecimento de nossa humanidade comum, engajamento comunitário e global, dentre outras.

Enquanto candidatos a agentes de mudança que somos, temos que dedicar, em primeiro lugar, tempo e energia ao desenvolvimento de nossa inteligência intrapessoal. Lidarmos conosco de forma saudável é prerrogativa para lidarmos com os outros também de forma saudável. Avançamos, depois, no aprimoramento das demais inteligências e, acredito, permanecemos aprimorando-as até os últimos de nossos dias.

E aí, eu pergunto: quanto tempo de sua vida diária você tem dedicado ao desenvolvimento de sua inteligência intrapessoal? De que forma você tem feito isso?

  • Texto publicado originalmente em 18/10/2019 no Impact Hub App, plataforma global acessada por membros e parceiros. Benefício exclusivo dos assinantes do Elo de Impacto (Impact Hub Brasília).

  • Na pós-graduação em Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social, os estudantes desenvolvem as três inteligências em um módulo comportamental antes de iniciar o desenvolvimento de uma solução de impacto real. Saiba mais em: https://www.mudevoceomundo.com/pos-graduacao


#competências #comportamento #empreendedorismosocial #autodesenvolvimento #impacthub

25 visualizações
  • LinkedIn Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram

© 2014. Criado por Gabriel Cardoso. Conteúdo permitido para utilização desde que citada a fonte.