top of page
Buscar

A intersetorialidade e outras lições do III Fórum de Inovação Social



Estudamos em livros que a #InovaçãoSocial ocorre com mais frequência nas relações intersetoriais, mas a Associação Beneficente Abadeus mostra isso nos seus mais de 60 anos de história, por meio de resultados sociais expressivos de transformação comunitária, via projetos em articulação com empresas, poder publico e universidade.

 

E foi o time da ABADEUS que realizou na semana passada, em Criciúma/SC, a terceira edição o Fórum Internacional de Inovação Social. O tema deste ano -- novas práticas de sustentabilidade social e econômica -- trouxe participantes e palestrantes de todos os setores para discutirem e refletriem sobre práticas atuais de inovação social.

 

Adorei o carisma e a fala da Natália Montibeller sobre 'Habilidades Sólidas em Tempos Líquidos', especialmente o seu conceito autoral de criatividade, 'borogodó', que representa a junção de algumas características que nos fazem únicos. Criatividade, aliás, é a fagulha humana para a inovação social.

 

Constança Nunes, da maze impact Portugal, trouxe uma visão do investimento social no contexto português, provocando o público para uma mudança de perspectiva no financiamento de impacto: de financiamento de atividades para financiamento de resultados sociais, via contratos por resultados (CIS) e títulos de impacto social (SIBs).

 

Giselle Vianna, coordenadora-geral de Economia Verde do MDIC e poeta, fechou de forma sensível e brilhante, abordando não só os avanços da Enimpacto (Estratégia Nacional de Negócios e Investimentos de Impacto), mas também a lógica por trás do Simpacto: o sistema de monitoramento de políticas subnacionais no Brasil. O melhor: ela abriu e encerrou sua fala com o recitar de dois belos poemas de própria autoria.

 

Eu, no meio desse rica companhia, tive a oportunidade de falar um pouco sobre como a inovação social está presente na estratégia de #InvestimentoSocialPrivado do Grupo Sabin, por meio do Instituto Sabin. Inovação Social está em nossa missão, em nossos valores e frequentemente em nossas atividades: assim mostrei um pouco o que temos feito atualmente e como fazemos nosso trabalho há quase 19 anos.

 

Agradeço o carinho, o convite e o acolhimento super-especial da Shirlei Monteiro ABADEUS, do Maicon Canever e de todo time da ABADEUS. Foi inspirador conhecer o belo trabalho de inovação social que vocês têm feito no Sul de nosso país. Também fiquei feliz em conhecer pessoalmente a parceira Maíra Machado Rodrigues, da Ousaria Negócios, que foi de Floripa até lá para nos encontrar.

 





3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page