Sou um apaixonado por livros!
Essa antiga e tradicional tecnologia tem dentro de si um paradoxo. A cada dia nascem milhares de novas obras, cada uma prometendo um novo mundo, uma nova visão, um novo conhecimento. Porém, esse crescimento em quantidade nos confronta com uma dura realidade: quanto mais livros lemos, mais clara se torna a consciência de nossa própria ignorância.
Talvez a verdadeira medida da leitura não seja a quantidade de livros que devoramos, mas o impacto que eles têm sobre nossas vidas. Não é a erudição que importa, mas o que fazemos após virar a última página.
A leitura nos tornou mais vivos? Aquele livro nos fez mais atento ao presente e à realidade? Aquela obra nos tornou mais humildes quanto à própria existência e quanto às vidas ao nosso redor?
Em tempos de GPT’s e Vision Pro, vivemos em constante tensão: entre ter tempo ou ter coisas, muitos de nós escolhem ter coisas. Mas os livros podem ser uma ponte para escolher o tempo -- o tempo para pausar, absorver, aprofundar, refletir e, talvez, mudar. A leitura é um luxo acessível a todos, mas mais profundamente aos que têm menos — pressa, distrações, obrigações, ansiedade etc.
Nesse espírito, hoje é dia de relembrar a inauguração do Espaço de Leitura Instituto Sabin na sede do Grupo Sabin, em Brasília, ocorrida há quase duas semanas. A ideia do projeto surgiu dentro do nosso programa de voluntariado corporativo ‘Eu Faço Impacto’, no GT Arte & Cultura.
Além de ser um espaço de mergulhos e encontros, estimulando o hábito de leitura, a busca por aprendizado entre os colaboradores e motivando a doação e troca de livros, o projeto também irá às comunidades que atuamos.
Por meio dos Clubes de Leitura que estão em criação, levaremos nossos voluntários para que transbordem as maravilhas e os benefícios do livro e da leitura em ILPI's e creches parceiras e/ou atendidas pelo Instituto Sabin. Queremos levar o tempo para pausar, absorver, aprofundar, refletir e, talvez, mudar.
Agradeço o apoio e o incentivo constantes da Dra. Lídia Abdalla; a parceria e o patrocínio da Marly Vidal; a dedicação da Erika Shinohara e seu time; o parabenizo o analista Ivan Aires, representando o time do Instituto Sabin, pela finalização e entrega do projeto, iniciado ainda em 2023.
Comments