top of page
Buscar

Além das Páginas: O impacto profundo dos livros em nós e nas empresas

Sou um apaixonado por livros!


Essa antiga e tradicional tecnologia tem dentro de si um paradoxo. A cada dia nascem milhares de novas obras, cada uma prometendo um novo mundo, uma nova visão, um novo conhecimento. Porém, esse crescimento em quantidade nos confronta com uma dura realidade: quanto mais livros lemos, mais clara se torna a consciência de nossa própria ignorância.


Talvez a verdadeira medida da leitura não seja a quantidade de livros que devoramos, mas o impacto que eles têm sobre nossas vidas. Não é a erudição que importa, mas o que fazemos após virar a última página.


A leitura nos tornou mais vivos? Aquele livro nos fez mais atento ao presente e à realidade? Aquela obra nos tornou mais humildes quanto à própria existência e quanto às vidas ao nosso redor?


Em tempos de GPT’s e Vision Pro, vivemos em constante tensão: entre ter tempo ou ter coisas, muitos de nós escolhem ter coisas. Mas os livros podem ser uma ponte para escolher o tempo -- o tempo para pausar, absorver, aprofundar, refletir e, talvez, mudar. A leitura é um luxo acessível a todos, mas mais profundamente aos que têm menos — pressa, distrações, obrigações, ansiedade etc.


Nesse espírito, hoje é dia de relembrar a inauguração do Espaço de Leitura Instituto Sabin na sede do Grupo Sabin, em Brasília, ocorrida há quase duas semanas. A ideia do projeto surgiu dentro do nosso programa de voluntariado corporativo ‘Eu Faço Impacto’, no GT Arte & Cultura.


Além de ser um espaço de mergulhos e encontros, estimulando o hábito de leitura, a busca por aprendizado entre os colaboradores e motivando a doação e troca de livros, o projeto também irá às comunidades que atuamos.


Por meio dos Clubes de Leitura que estão em criação, levaremos nossos voluntários para que transbordem as maravilhas e os benefícios do livro e da leitura em ILPI's e creches parceiras e/ou atendidas pelo Instituto Sabin. Queremos levar o tempo para pausar, absorver, aprofundar, refletir e, talvez, mudar.


Agradeço o apoio e o incentivo constantes da Dra. Lídia Abdalla; a parceria e o patrocínio da Marly Vidal; a dedicação da Erika Shinohara e seu time; o parabenizo o analista Ivan Aires, representando o time do Instituto Sabin, pela finalização e entrega do projeto, iniciado ainda em 2023.




Espaço de Leitura Grupo Sabin
Time do Instituto Sabin (2024)

Dra. Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin
Dra. Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page