Buscar

Brasília terá o seu primeiro Laboratório de Inovação Social!



Para saber o que é um laboratório de inovação social precisamos, antes, saber o que é exatamente essa tal de inovação social!

Pois bem, trata-se de uma nova solução desenvolvida para enfrentar problemas sociais com o objetivo de gerar impacto social ou mudança no sistema em que estão inseridas.  A inovação social é distinta da inovação econômica (ou “normal”), porque ela não visa a introduzir novos tipos de produção ou de exploração em novos mercados, exclusivamente, mas busca satisfazer necessidades não supridas pelo mercado ou pelo Estado, criando maneiras novas e mais satisfatórias de inclusão e de qualidade de vida (OECD, 2015).

Sabendo disso, um laboratório de inovação é um centro multidisciplinar e especializado que identifica problemas e desafios sociais em sua comunidade e região e, a partir de uma metodologia específica de co-criação, busca desenvolver novos serviços, processos, produtos e/ou soluções que os enfrentem e/ou solucionem.

O primeiro laboratório de inovação social do Distrito Federal será criado no Centro Universitário UDF, a primeira instituição privada de ensino superior de Brasília, e foi desenvolvido na turma do programa AshokaU Commons Latam 2019.

Fundada em 1981 nos EUA, a Ashoka é a maior rede de inovação social e empreendedorismo social do mundo. Por meio de suas ações, identifica e apoia os principais empreendedores sociais em mais de 50 países, aprende com suas práticas e mobiliza uma comunidade global que adota novos modelos e estruturas para construir um mundo em que todos são um agente de mudança.

A AshokaU é uma das diversas frentes de atuação da Ashoka e trabalha com universidades de todo o planeta para promover a cultura e a prática da inovação social dentro do campus. A turma de Latam 2019 do programa reuniu 9 instituições universitárias: Universidad del Rosario, Colombia; Universidad del Pacífico, Perú; Universidad de Monterrey, México; PUC-Rio, Brasil; Universidade de Sao Paulo, Brasil; Univille, Brasil; Universidad Federal de Pará, Brasil; UNISINOS, Brasil; e nós, do UDF!

Ao final de quatro meses, desenvolvemos o projeto executivo e passaremos a testar o protótipo no primeiro semestre de 2020. Se você faz parte de alguma organização do Estado, do mercado privado ou da sociedade civil e acha que pode atuar em conjunto com o laboratório, entre em contato comigo!



Conheça a pós-graduação em Impacto, Inovação e Empreendedorismo Social em Brasília! https://www.mudevoceomundo.com/pos-graduacao

Texto publicado originalmente em 13/12/2019 no Impact Hub App, plataforma global acessada por membros e parceiros. Benefício exclusivo dos assinantes do Elo de Impacto (Impact Hub Brasília). #wearechangemakers #commonslatam2019 #commonsudf #inovaçãosocial

  • LinkedIn Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram

© 2014. Criado por Gabriel Cardoso. Conteúdo permitido para utilização desde que citada a fonte.