Boa, barata e escalável. É assim que o empreendedor social Gustavo Fuga define a 4you2 Ensino De Idiomas, seu negócio de impacto no segmento de educação (que agora se chama vc_tb idiomas). Com mais de 10 anos de existência, 30 mil estudantes impactados e muitas histórias para contar, a escola de idiomas nasceu em São Paulo e hoje está em 6 estados, no modelo presencial, e em todo o Brasil, no modelo online.
Eu e Aurélia Melo tivemos um papo de uma hora com ele onde falamos, especialmente, sobre escalar negócios de impacto: um dos capítulos da TransformAção.
Segundo Fuga, para empreender com impacto, tem que começar pelo problema social: no caso da vc_tb idiomas, a discutível qualidade de nossa educação formal, e, especificamente, do ensino de inglês. Mas não adianta só isso: produto bom não se vende sozinho e o empreendedor tem que ter a "barriga no balcão". Depois do 'product market fit' consolidado é que se pode pensar em expansão, que ele define como um processo de erro e correção acelerado
Quando questionado se todo negócio de impacto deve escalar, ele acredita que isso dependerá, sempre, da vontade e competência do fundador. Um dos mantras dele nos últimos anos tem sido: "estou hackeando o sistema no sentido de direcionar mais dinheiro para empreendedores sociais, para que possam errar tanto como podem os empreendedores da Faria Lima e do Vale do Silício".
Falamos também sobre avaliação de impacto; métricas de vaidade; franquias de impacto; bootstraping; mission drift; product market fit; founder market fit; B2B2C; vendas; e muito mais!
Penúltima conversa da Transformação, projeto do Instituto Sabin com parceria técnica da Viggas Co.Lab, para apoiar empreendedores de impacto no desenvolvimento de negócios. Além de entrevistas como essa com o Fuga, você ainda encontra ferramentas como eBooks, vídeos, podcasts e workbooks para ajudar na sua jornada. O papo compôs o capítulo 11: escalar o impacto socioambiental positivo.
Conheça aqui: www.jornadasocial.com.br
#ImpactoSocial #NegóciosdeImpacto #InvestimentodeImpacto #EmpreendedorismoSocial #TransformAção #InstitutoSabin
Comentarios