top of page
Buscar

Finanças inovadoras: transformando a América Latina com investimento de impacto




A Stanford Social Innovation Review Brasil lançou neste mês uma edição especial sobre #FinançasInovadoras, com recorte em estratégias de #InvestimentodeImpacto que viabilizam a transformação socioambiental na América Latina.


Dentro do rico conteúdo da edição, quero destacar quatro deles:


📊💡 Em ‘Conectar pessoas, inspirar ação e reimaginar futuros', Katianny Estival entrevista e interpreta a experiência de investidores de impacto e empreendedores sociais brasileiros para construir um sintético, mas valioso, quadro dos pontos fortes e fracos no uso de histórias reais na #AvaliaçãodeImpacto. O Instituto Sabin esteve entre os entrevistados.


💭💬 Já em ‘Uma avaliação além dos números’, Milton Sousa e Daiane Mulling Neutzling propõem a ampliação do horizonte avaliativo que passaria a contemplar a essência humana, além dos números, por meio de mais indicadores qualitativos. Contribuem também com um modelo prático para incorporar as narrativas na #AvaliaçãodeImpacto.


🗺️🌳 Em ‘Caminhos para alavancar os investimentos da #bioeconomia na Amazônia’, os professores José Augusto Lacerda Fernandes e Graziella Comini sugerem novas abordagens para o enfrentamento de problemas socioambientais que contemplem o protagonismo dos atores locais. Originalidade no conteúdo, na abordagem e na linguagem.


📈🔄 O quarto, mas não o último, é ‘O papel da academia nas inovações financeiras para impacto’, de Samir Hamra 🏳️‍🌈. Além de um excelente apanhado gráfico do histórico do investimento com lentes de impacto, trabalha os conceitos e as relações entre #ESG, #VenturePhilnathorpy, investimentos de impacto e populariza o famoso "contínuo de capital", por vezes restrito à bolha-da-bolha do Impacto. #InovaçãoSocial


👩🏻‍🎓👩🏽‍🏫👨🏻‍💻🤝 A edição ainda traz outros artigos riquíssimos que abordam temas como a colaboração para transformação de territórios e ecossistemas (Camila Aloi) e a busca pela equidade (Maira Petrini e #AnaClaraSousa) e foi patrocinada pelos parceiros Latimpacto, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Fundação José Luiz Egydio Setúbal .



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page