top of page
Buscar

Impacto à Mesa: a jornada empreendedora por uma alimentação consciente e sustentável


Mais da metade da população brasileira vive em situação de insuficiência alimentar e 57% dela ainda está com sobrepeso. Além disso, Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs), responsáveis por 54% das mortes no Brasil, têm fator de risco modificado pela alimentação.


Esses problemas sociais se mostraram para as empreendedoras do @Pé de Feijão como uma oportunidade de mercado e de impacto social.


Mas como explorar problema social e o problema do cliente em uma mesma organização?


A resposta a essa e outras perguntas saiu da ótima conversa que eu e Vanessa Batisti tivemos com Luisa Haddad e Marina Ferreira C. Pinto, biólogas do Pé de Feijão -- negócio de Impacto de São Paulo que busca transformar a relação das pessoas com a comida.


Falamos sobre educação alimentar e saúde; serviços; B2B; consultoria; sustentabilidade; competências empreendedoras; hortas urbanas; precificação; autonomia na cozinha; educação ambiental; eventos e produtos alimentícios avariados e muito mais.


Para encontrar uma oportunidade de mercado empreendedores sociais precisam de duas coisas, segundo elas: perguntar e ouvir. Parece fácil, mas não é, pois envolve a capacidade de fazer as perguntas certas a seus clientes e beneficiários, horas de escuta qualificada, construção de hipóteses prováveis e exercícios validação. Tal processo envolve muito tempo, o recurso mais valioso do empreendedor social.


No final das contas, a dica mais importante é, segundo Luísa: "Se apaixone pelo problema social, e não pela solução. A missão do empreendedor é enfrentar o problema e isso ocorrerá por meio de muitas soluções ao longo da jornada empreendedora".


Essa conversa faz parte da #Transformação, um projeto do Instituto Sabin com parceria técnica da Viggas Co.Lab, feito para apoiar empreendedores de impacto socioambiental positivo no desenvolvimento de suas organizações.


Acessando você terá ferramentas, eBooks, vídeos, podcasts e, agora, entrevistas com empreendedores/as do Brasil para lhe ajudar na sua jornada.


O papo com Luísa e Marina compõe capítulo 4: oportunidade de mercado no empreendedorismo social.



2 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page