top of page
Buscar

Inovação Sustentável: o papel dos negócios de impacto na estratégia ESG das grandes empresas

Em um lado, grandes empresas buscando adequar suas operações para as demandas, normas e exigências do #ESG. No outro, #NegóciosdeImpacto, oferecendo soluções para desafios socioambientais iguais ou similares aos que as empresas querem contribuir. Será que há match?

 

Talvez sim! Negócios de impacto (NI) podem ser aliados estratégicos para impulsionar a agenda #ESG de grandes empresas, ofertando soluções, expertise e rede de relacionamento para que atinjam elas atinjam suas metas. Essa é a tese do estudo conduzido em 2023 pela Pipe.Social e pela Quintessa e que eu também acredito.

 

O estudo é agrupado em três grandes blocos. O primeiro traz uma visão das grandes empresas no que tange à pauta ESG, temáticas de demanda, maturidade na agenda de #sustentabilidade e de inovação. No segundo, a visão dos negócios de impacto: setores que atuam, correlação com a agenda ESG e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (#ODS) e casos brasileiros. Por fim, a pesquisa buscou fazer esse match entre oferta de negócios de impacto e demanda de grandes empresas.

 

Por exemplo, ao analisar os dados disponíveis no mercado (ISE B3) e cruzá-los com demandas de grandes empresas, o estudo apontou para alta demanda delas por soluções nos ODS 13, 8, 12, 5 e 7 e alta oferta de soluções pelos negócios de impacto nos ODS 12, 8, 10 e 11.

 

Como tendências, o estudo mostra, por exemplo, que: é forte a demanda nas temáticas da economia circular e gestão de resíduos; existe demanda maior que oferta nos setores de energia e biocombustíveis, florestas e uso do solo, e logística e mobilidade; transbordam soluções dos NI para ampliar diversidade nas empresas e fortalecer as agendas de desenvolvimento territorial.

 

Como pontos de atenção, o estudo destaca para uma necessária flexibilização e abertura das empresas quanto a maturidade dos NI e uma explícita necessidade de qualificação da #mensuração de #impacto por parte deles.

 

Vale mergulhar no material completo e encontrar as informações que ajude a sua organização, seja ela uma grande corporação ou um negócio de impacto: https://www.basedeimpacto.com.br/estudo-esg



7 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page