top of page
Buscar

Transformando aspirações em capacidades: a importância da gestão estratégica para organizações de impacto




Se tudo for impacto, nada será impacto.


A polissemia da palavra #impacto gera um risco muito grande para organizações que se candidatam a promovê-lo. Impacto não se constrói de uma hora para a outra, muito menos é fruto de uma única organização.


Basicamente #Impacto é soma de resultados positivos de longo prazo que um conjunto de ações no presente, de organizações com propósito socioambiental, pode gerar.


Então, se sua organização, com ou sem fins lucrativos, pretende gerar impacto socioambiental, ela precisa construir essa narrativa no tempo, no espaço e em escala; precisa, mais do que tudo: transformar aspirações em capacidades. Isso é estratégia.


Nesse sentido, a Sense-Lab lançou hoje o Guia 'Gestão Estratégica com foco em impacto: planejando e gerindo organizações com propósito social', fruto de sua experiente jornada de consultoria para organizações de impacto de todo o Brasil.


Se planejamento estratégico é o ato de sonhar o futuro que a organização quer alcançar e de refletir sobre os melhores caminhos para chegar lá, a gestão estratégica é a implementação, avaliação e atualização do que foi planejado.





Além de abordar os fundamentos de gestão e planejamento estratégico para organizações de impacto, o Guia ainda aprofunda o conceito e uso da ferramenta #TeoriadaMudança: seus elementos, características e sua estrutura. Além disso, orienta sobre o processo de definição e gestão de resultados de impacto e, por fim, oferece uma estrutura bem acionável para implementação e gestão estratégica.





Muitos aprendizados e desafios ocorrem nesse processo e um dos pontos fortes do Guia é ter a experiência de organizações de propósito social -- ou de impacto -- ouvidas, sistematizadas e apresentadas. Há, inclusive, alguns casos, como os da Rede Global do B Lab, SOS Mata Atlântica e do Instituto Socioambiental.



Parabéns à Sense-Lab pela ousadia, coragem e exemplo ao abrir a sua inteligência de negócio para livre acesso, legando este conhecimento valioso ao ecossistema de impacto brasileiro. Parabéns, Andreas Ufer, Lucas Harada, Yurik Ostroski e time!



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page