top of page
Buscar

Visão 2024: os temas mais urgentes em desenvolvimento sustentável, segundo especialistas




O UNDP lançou um relatório com um olhar amplo sobre o desenvolvimento no mundo, guiado por provocações como

 

Em que estágio estamos? Quais são as tendências em desenvolvimento sustentável? O que devemos observar? O que permanece incerto no estágio atual?

 

Após ouvir mais de 500 especialistas e consolidar a escuta, 13 são os temas mais agudos para #DesenvolvimentoSustentável no mundo:

 

🌍 Multilaterismo em fluxo. Conflitos e desacordos estão redefinindo e realinhando alianças históricas e o comércio internacional.

 

⚡️ Policrise. Múltiplas crises, simultâneas, em diversos campos serão nosso teste definitivo de #resiliência.

 

🤝❌ Déficit de confiança. A confiança nas instituições e nas pessoas declina e desafia contratos sociais, testando relações, engajamento político e sistemas democráticos.

 

⚖️❌ Igualdade de gênero atrasada. Desigualdade persiste com obstáculos legais, violência, sub-representação, estereótipos e preconceitos culturais.

 

🔄 Pobreza em evolução. Infelizmente temos novas fronteiras na privação humana, como clima, energia e digitalização.

 

💸❓ O dilema da dívida e a necessidade reformas financeiras. Enquanto a dívida de nações se multiplica, a pergunta permanece: pagamento ou progresso?

 

🌱💰 Finanças sustentáveis (da contabilidade à responsabilidade). Alguns avanços e muitos desafios no financiamento verde e sustentável.

 

📲🔍 Ética como nova fronteira digital. Inteligência artificial, desinformação e acesso desigual à internet trazem desafios globais ao desenvolvimento.

 

🌐🚫 Desafios da tecnologia. Tecnologias de ponta estão em expansão, mas falta inclusão digital nos países em desenvolvimento. Ciência aberta e deep tech são vetores para impulsionar ODS.

 

🌡️🩺 Saúde diante da mudança climática. Riscos de (novas) doenças desafia sistemas de saúde globais. Inovações em saúde prometem avanços, mas enfrentam barreiras de acesso.

 

🌿⚖️ Transição verde. Boom das energias renováveis enfrenta desigualdades de investimento, equidade, acesso e contribuem para tensões geopolíticas.

 

🌎🆘 A crise planetária tripla. Mudança climática, perda de biodiversidade e aumento da poluição estão entre os TOP 10 riscos da próxima década. Compromissos multilaterais e de negócios em andamento enfrentam teste de eficácia.

 

🚶‍♂️🌏 A complexidade da migração. Mudanças climáticas, fatores socioeconômicos, envelhecimento populacional e escassez de habilidades influenciam novos padrões.

 

A ideia-clichê de mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo parece encontrar, cada vez mais concretude com a realidade.

 

Alinhar, em busca do bem maior, desafios que parecem contraditórios e paradoxais, me parece o meta-desafio que temos hoje, especialmente em um Brasil polarizado, como líderes.

 

Material rico para formuladores de políticas públicas, políticos, acadêmicos, empreendedores sociais, líderes da sociedade civil e executivos de empresas privadas.

 

 




 


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page