Buscar

O que é extensão universitária?


De uma forma simplista, as Instituições de Ensino Superior (IES) são vistas pela grande maioria dos estudantes que as procuram como um espaço para desenvolver competências que permitam a eles obter um diploma, ingressar em um determinado segmento profissional e ganhar um bom salário.

Todavia, sabe-se que as IES exercem um papel que vai além de apenas prover ensino superior, justamente por estarem ancoradas pela tríade ensino, pesquisa e extensão.

A partir da execução das políticas institucionais estabelecidas para cada parte da tríade, uma IES cumpre seu dever legal e seu compromisso social, incentivando o desenvolvimento regional de onde está inserida.

A figura a seguir pode sintetizar tal dinâmica:

Fonte: FLECK, Carolina Freddo. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. G&DR. v. 7, n. 3, p. 270-298, set-dez/2011, Taubaté, SP, Brasil. 2011.

Quanto ao papel do ensino, quase todos sabem. Em relação à pesquisa, nem tantos. Mas quando se fala em extensão, quase ninguém sabe do que se trata.

O Plano Nacional de Extensão define Extensão Universitária como:

“Processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento académico.

No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, académico e popular, terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento académico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. “

Atualmente estou atuando como assessor responsável pela Extensão na Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário UDF. Por meio da articulação constante que a equipe mantém com as coordenações de graduação, busca-se estabelecer programas, projetos, ações e cursos de extensão nas mais diversas áreas e que sigam as quatro diretrizes fundamentais: impacto e transformação, interação dialógica, interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ela, o ensino e a pesquisa.

O UDF, assim, passa não só a aumentar as possibilidades de atuação de seus corpos docente e discente, como também pode contribuir para o desenvolvimento do Distrito Federal, atendendo a suas demandas econômicas e sociais.

Entre as ações correntes deste semestre, podemos citar:

E o que já está programado para os próximos meses? Cine UDF; Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil; Previna-se UDF: Grupo de estudos e prevenção das DST, HIV e Hepatites virais; UDF Sustentável dentre outros importantes programas e projetos.

Trabalhar com ensino superior é muito gratificante. Poder viver a experiência de atuar na pesquisa e na extensão torna a experiência ainda mais profunda e recompensadora.

GC

#udf #educação #extensão

99 visualizações
  • LinkedIn Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram

© 2014. Criado por Gabriel Cardoso. Conteúdo permitido para utilização desde que citada a fonte.