Buscar

A (falta de) comunicação da ciência


Uma das barreiras que a ciência precisa superar é a da falta de comunicação com o grande público.

Journals e papers são codificados e estruturados para se comunicarem somente com cientistas e, como consequência, por vezes, grande parte do conhecimento produzido por pesquisadores fica restrito somente ao meio acadêmico.

Algumas iniciativas têm se esforçado para superar tal barreira, como é o caso do journal Academy of Management Discoveries (Qualis A1). Ali todo resumo de artigo, além de escrito em texto corrido e formato padrão, vem acompanhado de um vídeo em whiteboard, contando a história daquela pesquisa: qual foi o problema; como foi metodologicamente estruturada; quais os principais achados etc.

Entendo que em algumas áreas (ciências exatas e/ou pesquisa pura), a prática do storytelling audiovisual se torna mais difícil. De todo modo, é o início de um inteligente movimento para aproximar mais pessoas da ciência (que, cá entre nós, não precisa ser chata para ter respeito, validade e confiabilidade).

PS: o artigo abaixo traz achados interessantes e contraintuitivos sobre como o tédio pode contribuir para a criatividade e motivação.

Veja AQUI!

#pesquisa #comunicação #storytelling #gestão

19 visualizações