Buscar

Conteúdo gratuito, com qualidade, a qualquer momento e em áudio: já ouviu podcast?


Apesar do aumento crescente da popularidade, ainda é grande o número de brasileiros que não ouvem regularmente (ou nunca ouviram) um podcast.

Com o consumo crescente desde 1998, podcasts são programas com conteúdo em áudio, difundidos livremente por meio digitais, que explorar temáticas específicas. Com um celular e um sistema operacional qualquer, você consegue acesso gratuito a programas sobre qualquer assunto; em todas as línguas; feitos por jornalistas, profissionais de comunicação ou diretamente por personalidades referência em suas áreas; e com duração que varia de 1 a 150 minutos. Nos Estados Unidos, por exemplo, há podcasts mais populares que programas de televisão!

São inúmeras as vantagens em consumir conteúdo via podcast. A primeira delas é a flexibilidade de uso: em qualquer lugar, com um fone de ouvido, você pode se informar e atualizar sobre assuntos do seu interesse. Depois vem o melhor uso do tempo, podendo consumir conteúdo em dezenas de ocasiões possíveis (trânsito, transporte público, filas, realizando tarefas domésticas etc.).

Porém, a maior vantagem -- e que merece destaque -- é a qualidade do conteúdo, muitas vezes exclusivo nesta mídia, disponível gratuitamente! Há podcasts de grandes universidades, autores famosos, especialistas em diversos segmentos, artistas, organizações e afins. Veículos de mídia tradicional (programas de rádio, sites, jornais) também estão criando seus próprios podcasts buscando atender a esse nicho e à demanda cada vez maior. O universo é enorme!

Eu assino quase duas dezenas de programas, mas logicamente não tenho tempo de ouvir todos os episódios. Assim sendo, de acordo com o tema, semanalmente seleciono os capítulos que irei ouvir nos podcast que assino. Assim como livros que compramos de acordo com momentos pessoais e profissionais que atravessamos, há podcasts que são esporádicos na minha programação!

Deixo aqui a dica de alguns dos que ouço e espero que você adquira hábito (quase) tão bom quanto a leitura!

  • ETL - Entrepreneurial Thought Leaders (inglês): A cada semana, empreendedores e inovadores experientes vão à Universidade de Stanford para compartilhar as lições aprendidas durante o desenvolvimento, o lançamento e o dimensionamento de ideias disruptivas.

  • Nova Acrópole: Nova Acrópole é uma Organização Internacional que promove um ideal de valores permanentes para contribuir para a evolução individual e coletiva. Atua nas áreas de Filosofia, Cultura e Voluntariado e seus podcasts falam de grandes obras, refletem sobre questões filosóficas e culturais, e provocam sobre grandes temas como justiça, beleza e amor.

  • Work Life com Adam Grant (inglês): O psicólogo organizacional Adam Grant (autor de obras como Dar e Receber; Originais) leva você para dentro das mentes de alguns dos profissionais mais incomuns do mundo para explorar a ciência de fazer com que o trabalho não seja algo penoso.

  • Ted Tech (inglês): Alguns dos principais inventores e pesquisadores do mundo compartilham descobertas, avanços e visões sobre tecnologia no palco da conferência TED.

  • Murilo Gun: Humor, criatividade, educação, futuro e relações são tratados em insights, entrevistas e falas de Murilo Gun com ou sem convidados.

  • Petit Journal: Você tem cinco minutinhos por dia para se atualizar sobre economia e política internacional? Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi, trazem atualidades, de forma rápida e acessível, para que você se encontre na história.

  • Gazeta do Povo: Podcast do Jornal Gazeta do Povo, discutindo temas polêmicos e atuais na política, economia, cultura e sociedade.

  • Mamilos: Definindo-se como jornalismo de peito aberto, o podcast liderado por mulheres busca trazer assuntos em pauta na sociedade brasileira para serem debatidos e explorados por especialistas com distintos pontos de vista.

  • Like a Boss: Um podcast em formato de série. A cada temporada são seis conversas com líderes e fundadores de startups e empresas inovadoras, conhecendo suas decisões e como trabalham.

  • After Hours: Os professores da Harvard Business School Youngme Moon, Mihir Desai e Felix Oberholzer-Gee discutem e debatem os eventos atuais que se encontram na encruzilhada dos negócios e da cultura.

  • Braincast: Podcast sobre criatividade, tecnologia e comunicação, em tom leve e com muito humor (papo cabeça de bar, na minha opinião).

  • The Jordan Peterson Podcast (inglês): Versões em áudio de alguns dos mais populares e convincentes vídeos do Dr. Peterson no YouTube; entrevistas com alguns dos pensadores mais interessantes do mundo; palestras da turnê do livro 12 Rules for Life, dentre outras discussões filosóficas e sobre Psicologia.

  • Como Começar (Nexo): Literatura, música e cinema: a cada episódio deste podcast mensal de cultura é abordada a obra de um autor ou movimento, dos clássicos às novidades, do erudito ao pop.

  • Ted Education (Inglês): Como devem ser as escolas futuras? Como os cérebros aprendem? Alguns dos maiores educadores, pesquisadores e líderes comunitários do mundo compartilham suas histórias e visões no palco da conferência TED.

E você, tem algum podcast que não está nessa lista para me recomendar? Escreve aqui!

#dicas #educação #aprendizagem #lifehacking

10 visualizações