top of page
Buscar

Trampay: equilibrando impacto social e sustentabilidade financeira


"Intenção é a primeira meta para um negócio de impacto social", segundo Jorge Júnior, fundador e empreendedor de impacto da Trampay.

 

Nascida em Brasília no ano de 2019, a socialtech (startup de impacto social)/fintech Trampay funciona como um hub de produtos e serviços que atendem profissionais que trabalham se locomovendo -- motoboys, entregadores e motoristas de aplicativos. Com a expansão, hoje já está presente em centenas de municípios do Brasil.

 

No papo que tivemos, Jorge compartilhou como a Trampay tem apresentado resultados sociais positivos consistentes. Um exemplo é o aumento do limite de crédito dos trabalhadores que a usam em até 4x e aumento da renda de suas famílias em até 15x.

 

E como equilibrar impacto social e sustentabilidade financeira? Segundo ele, "o segredo para a sustentabilidade financeira de um negócio de impacto é conquistar a previsibilidade de receita. E isso só se faz com foco, sabendo onde está o seu product market fit, tendo um único modelo de impacto no início e direcionando toda a sua energia na direção dele".

 

Falamos também sobre a jornada do empreendedor de impacto; teses de investimento e de impacto; mecanismos de financiamento; escala; avaliação de impacto; ecossistemas; apoio não-financeiro; e muito mais!

 

Sobre apoio não-financeiro, muitos vezes pouco valorizado por empreendedores de impacto no início da jornada, Jorge apontou algo que vale registrar: somente depois de receber apoio não-financeiro em um programa robusto de aceleração é que conseguiu entender que ele foi fundamental para o uso adequado dos recursos financeiros e para alcançar os números que a Trampay tem hoje.

 

A conversa com o Jorge faz parte do capítulo 8 -- finanças sociais e captação de recursos financeiros para o empreendimento social -- da #Transformação: um projeto do Instituto Sabin com apoio técnico da Viggas Co.Lab, oferecido gratuitamente para empreendedores de impacto socioambiental positivo no desenvolvimento de suas organizações.

 

Acessando a #TransformAção você tem ferramentas, eBooks, vídeos, podcasts e, agora, entrevistas com empreendedores do Brasil para lhe ajudar na sua jornada.

 

 

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page